Cimitério N. Senhora da Conceição em São Luiz do Quitunde |
A origem do dia de finados é vista na história desde o século I em que os primeiros cristãos rezavam pelos mortos. Costumavam ainda visitar os túmulos dos mártires para rezar por aqueles que deram a vida pelo Evangelho.
No século IV a Igreja já citava os mortos na celebração da Missa, rezando em memória do sufrágio das almas. No século V a Igreja já havia determinado um dia no ano para rezar pelos mortos que ficaram esquecidos ao longo do tempo.
No século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) determinaram que todas as comunidades dedicassem o dia 2 de novembro aos fiés defuntos, já que o dia 1° é dedicado a todos os Santos. Celebrando assim no dia 1° a Igreja Triunfante e no dia 2 a Igreja purgante. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O dia dos Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Autor: Anobelino Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!