terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Recomeçar


Sempre teremos oportunidades para refazer, para tentar de novo, para transformar o futuro com as ações do presente. Estamos nesta maravilhosa dinâmica das oportunidades. É este o embrulho que está sobre a mesa esperando ser aberto, este presente inestimável chamado hoje e com apelido de agora.

Isso mesmo, o que fazer com este agora da nossa rara existência? O que fazer com esse fragmento de vida que pulsa em nossas veias e que anima o nosso corpo? Cada um responda por si, cada um de nós tem a missão de desembrulhar este presente e utilizá-lo da melhor forma possível!

Este agora amanhã será passado, e o amanhã em breve será presente. Quando notamos o tempo terá passado e o que fizemos com esse tempo tão raro? Está pergunta só o próprio tempo responderá, em quanto isso o agora se prolonga e a noite se aproxima, chegou o ocaso. Porém como eu disse no inicio, sempre teremos a oportunidade de refazer. Vamos refazer, vamos inovar, transformar, começar de novo... A aurora chegará e com ela um novo tempo! E este agora é único, como o passado também foi. Por isso, corramos ao encontro do agora para abraçar esta oportunidade impar. Vamos vive!

Espero que este ano novo que agora se aproxima, suscite em nós, a alegria de poder refazer tudo o que não deu certo em 2013 e em 2014 possamos recomeçar e realizar todo o absolutamente importante para nós!

Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino

domingo, 29 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 do Blog do Anobelino


Muito bem pessoal, 2013 está se despedindo, e neste ultimo domingo do ano vale apena lembrar algumas postagens que movimentaram o Blog do Anobelino neste ano tão produtivo, tão cheio de realizações e novas idealizações.

Aos meus queridos leitores eu só tenho a agradecer pelos cliques e pela divulgação deste espaço, desejo a todo um feliz ano novo e que 2014 seja mais um ano de muitas realizações e de novos projetos.

Fique agora com a seleção das postagens mais vistas em 2013.

São Luís do Quitunde

Manhã de terça-feira em São Luís do Quitunde

Sessão na Câmara apresenta projeto de combate à violência

Quitundense ganha “Oscar” do jornalismo alagoano


Reflexões

Instrumental do seriado Chaves, Mum de John Charles Fiddy

Agradecimentos

“Loucos” e “normais”

Não se torne o que você não é!

Mistério Pascal de Cristo

Segredos de mim

Feliz Natal


Homenagens

Retalhos deixados pelo tempo

Uma juventude chamada Mandacaru

Acepção dos sentidos

Eu estarei com você


Outros

Júnior Correiaadverte

Paixão de Cristo 2013 # Cia de teatro Iluminar

27 de março, dia mundial do Teatro

Eu sempre me perguntava onde os urubus se escondiam quando chovia

Luiz Gonzaga

Camisa do blog

Pe Elison Silva lançará seu primeiro DVD de Formação para Catequista

Capa do livro só amar em versos


Anobelino Martins

Twitter: @Anobelino 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Eu estarei com você

Com você descobri que quando se está com alguém, deve-se permanecer até o fim, e se preciso for, ir aos lugares mais estranhos do mundo para estar com quem se ama e não abandonar jamais!


Procuramos muitas coisas nesta vida, queremos, buscamos, lutamos, almejamos... Somos sonhadores, estamos a todo o momento suspirando por um amor, por um encanto que nos cativou. Somos aquilo que nos permitimos ser e o que deixamos que os outros façam em nós.

É por isso que hoje quero te agradecer por tudo que fizeste por mim e em mim. Aprendi muito com você! Dentre as inúmeras coisas, aprendi também o tema deste texto: Eu estarei com você! Pois é, estarei até o fim aqui contigo, mesmo se você não quiser ouvir ninguém, eu não falo nada, apenas fico aqui e a minha presença falará bem mais que as palavras, falará o que você precisa ouvir!

Sei bem que o silêncio é a melhor palestra que alguém pode proferir! Ele fala através das ações, dos gestos, dos olhares e do abraço que expressa confiança, a verdade, a entrega de alguém que resolveu ficar, mesmo quando todos foram embora, não quis partir e não abandonou.

Isso mesmo meu amigo, com você descobri que quando se está com alguém, deve-se permanecer até o fim, e se preciso for, ir aos lugares mais estranhos do mundo para estar com quem se ama e não abandonar jamais!

Por isso, ficarei com a saudade ao te ver partir... E estarei aqui, ansioso, esperando a tua chegada, no mesmo lugar onde você deixou. O mesmo amigo de sempre, que anda abraçado contigo e que nunca irá embora!

Feliz aniversário meu querido amigo, que cada vez mais possamos encontrar os significados e as razões da nossa existência, vivendo com sabedoria e com amor cada estação do nosso coração!

Do seu amigo: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal


Nesta noite feliz quero desejar aos leitores do Blog do Anobelino, um feliz natal, que a luz que resplandeceu naquela estrebaria possa irradiar com a sua claridade a vida de todos nós! Que passamos seguir os passos silenciosos dos pastores e entregar ao menino Deus toda a nossa vida, assim como fizeram os magos que seguiram a estrela do oriente.

É nesta mesma oportunidade que quero dizer que hoje é uma noite de louvor ao Rei que nasceu na pobreza, ao Deus que ao abrir os olhos fitou o seu  primeiro olhar nos pobres e é neste mistério salvífico que queremos cantar com alegria. Mais do que tudo um grande louvor de agradecimento a Deus. “Vinde e adoremos o Salvador!”

Que a alegria da gruta de Belém transforme a nossa vida e revigore as nossas forças para começar bem o ano de 2014.

Anobelino Martins
@Anobelino

sábado, 21 de dezembro de 2013

Capa do livro 'Só Amar em Versos'

A primeira obra publicada de Anobelino Martins.

Meus caros leitores, amigos e irmãos do Blog do Anobelino, é com muita alegria que lhes apresento a capa da minha primeira obra publicada, Só Amar em Versos. O livro chegará em breve e trará em seu conteúdo versos e ilustrações de alegrias, tristezas, saudades, desejos e amor. Em breve será divulgada a data em que o livro estará disponível para à venda.

Agradeço a todos que acompanharam este processo tão árduo e longo de luta e espera. Dentre muitos, destaco meus amigos Gilvan Aristides e Tadeu Barbosa que correram comigo para que este sonho fosse realizado.

Agradeço também aos meus leitores, os que desde muito cedo me incentivam, àqueles que leram meus primeiros versos e prosas, estes a quem dedico muito desta obra. A palavra certa agora é obrigado! Obrigado à todos!

Instagram: Anobelino Martins

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Quitundense ganha “Oscar” do jornalismo alagoano

Abidias Martins ganhou em primeiro lugar na categoria estudante com a reportagem “Riacho Salgadinho: um rio de lágrimas

Abidias Martins, natural de São Luís do Quitunde, foi o grande vencedor do Prêmio Braskem de Jornalismo 2013, na categoria estudante. O evento aconteceu no último sábado (30), no Salão de Festas Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Esta foi a 24ª edição da festa de premiação dos melhores trabalhos jornalísticos do estado de alagoas. Foram mais de 80 profissionais e estudantes participantes com 228 trabalhos.

O evento, que é considerado o "Oscar" do Jornalismo alagoano, foi realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas e pela Braskem, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas.

Abidias Martins recebe o primeiro lugar
na categoria estudante.
Abidias Martins é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Iniciou a carreira de comunicador em São Luís do Quitunde, exercendo a função de locutor publicitário e de radialista desde os 15 anos de idade. Em dois mil e onze idealizou o portal SLQ Notícias, onde durante um ano e meio, fez um trabalho de prestação de serviço à sociedade quitundense, divulgando os principais acontecimentos da cidade. Atualmente é estagiário do programa “Feito Pra Você” da TV Pajuçara e do Jornal da Pajuçara Noite, da mesma emissora.

A reportagem foi produzida em parceria com Marcio da Silva Anastácio, também estudante de jornalismo da Ufal. O tema escolhido foi “Riacho Salgadinho: um rio de lágrimas.” “Queríamos um tema forte, impactante. Decidimos falar sobre o Riacho Salgadinho com um foco mais humano, falando da situação das pessoas que moram as margens do rio. Entendo que este é o papel do jornalismo. O sentido da profissão está em levar uma informação que toque, e se possível mude, a vida das pessoas” disse.

Premiados da noite
A premiação para ele tem um significado muito importante, já que o Prêmio Braskem é o mais esperado entre os profissionais e estudantes alagoanos. “Não foi uma vitória só minha, foi de todos que participaram da elaboração da reportagem. Produtores, editores, cinegrafista, todos são vitoriosos. Jornalismo se faz em equipe. É um reconhecimento que vem acompanhado de uma motivação muito forte. Ter um trabalho premiado nos faz acreditar em nós mesmos, serve como estímulo. Foi a primeira vez que me inscrevi, e, portanto, já começo com o pé direito. Certamente isso vai ser importante para o currículo”, finalizou.   

Confira a reportagem no link a seguir:

Por Blog do Anobelino
Mais informações: Clique aqui


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

“Loucos” e “normais”

Ilustração/internet
Os normais estão loucos demais ocupados com as suas normalidades. Fazem tudo igual... Eles pensam igual, falam igual, buscam a mesmas coisas, se realizam com os mesmo sonhos, andam com as mesmas roupas, querem as mesmas coisas, estudam as mesmas matérias, acordam na mesma hora, assistem aos mesmos programas e concordam com as mesmas opiniões.

Por isso prefiro a diferença, prefiro pintar de preto tudo aquilo que nos 'normais' pintam de branco, prefiro dizer o que eles ainda não falaram, opto por andar em lugares que eles não pisaram e sonhar com maravilhas totalmente diferentes.

Sei, eu bem sei que isso pode fazer de mim um ‘louco’, mas sei também que a minha loucura me torna mais normal que todos eles. E não só a mim, conheço um punhado de ‘loucos’ que no meu ponto de vista, são os mais normais do mundo!

Autor: Anobelino Martins
Twitte: https://twitter.com/Anobelino

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Acepção dos sentidos

Dentre Bilhões de pessoas, esta chegou em minha vida, veio e não vai embora, está sempre em mim, e eu estarei sempre com ela!

É em meio as pessoas que passam por nossa vida que encontramos o sentido certo para cada olhar, cada palavra lançada, cada gesto deixado pela presença e cada saudade deixada pela ausência.

Por isso estou o tempo todo envolto a este belíssimo mistério da vida! É por isso que me alegro em poder ter ao meu lado pessoas tão belas, tão raras, e por isso, mesmo, inesquecíveis!

Expiro na certeza de estar respirando um ar único de afeições tão intimas com alguém! Alguém que faz o meu coração bater mais forte quando está perto, e meu o peito doer quando está longe... Raridade de sentimentos!

E por isso me alegro em ter o privilégio de poder dividir tantos momentos com pessoas assim! Dentre Bilhões de pessoas, esta chegou em minha vida, veio e não vai embora, está sempre em mim, e eu estarei sempre com ela! Minha querida amiga, meu amor e linda Jaynne Lima!

Hoje me alegro contigo! O tempo e o espaço não me permitem estar aí com você, não me deixam te abraçar e te dar aquele beijo que tem a capacidade de tocar o meus e os teus sentimentos! Mas estou aqui, no recanto das minhas palavras, tentando descrever o quanto me sinto feliz em te dizer que eis muito importante em minha vida e o quanto você me faz ser eu mesmo! Obrigado por tudo, por estar comigo quando eu mesmo já não me suporto, por me amparar quando estou sem arrimo, por ser minha amiga!

Parabéns, feliz aniversário, tudo de bom e muitas, muitas, muitas felicidades! É o que o seu amigo deseja, aqui do cantinho dele, e espero que chegue aí, no teu cantinho, com a mesma intensidade do amor com que escrevo agora!

Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino 

sábado, 28 de setembro de 2013

Camisa do blog

Já está disponível para a venda a camisa do Blog do Anobelino!


Faz algum tempo que alguns leitores vêm pedindo que fosse confeccionado um modelo de camisa que tivesse o emblema oficial do blog. Agora isso se tornou realidade, o modelo já foi feito e a primeira remessa das camisas já está acabando, adquira já a sua, tire uma foto e nos mande para divulgarmos aqui.

Para adquirir a sua camisa é só ligar para (82) 9353-9014 (CLARO) ou 81492202 (VIVO).

Curta página do blog no facebook (Clique aqui)

Anobelino Martins

Twitter: @Anobelino 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Olhos Negros

Um poema de Quitério Correia (

Quem dera ao poeta poder saber tudo
Tudo quanto acontece por traz daqueles olhos negros
Quem dera o poeta não sofresse ao olhar sua negritude
Pudera o poeta não sofrer ao não ver sua negritude

O poeta chora como se fosse a última vez
O poeta esconde, em risos, sua timidez
O poeta escreve como se ninguém fosse ler
O poeta deseja como se pudesse querer
O poeta beija como se pudesse ter

Quem dera ao poeta ter o sonho
Quem lhe dera aqueles olhos negros
Como tudo que há de mais sagrado e profano
Tudo que há de mais consciente e insano
Tudo que provoca paradoxo sem ambiguidade

Que faz o poeta sentir que sente de verdade
Quem dera ao poeta não ter liberdade
Quem dera ao poeta não ser de verdade
Quem lhe dera aqueles olhos negros
Quem o fizera sentir o enredo

Perdera-se em meio ao medo
E de, já não mais sentir medo,
Medo sentiu do desejo
Com lágrimas viu o desfecho
E lá se foram aqueles olhos negros

Autor: Quitério Correia (Kyttoo Correia)
Acesse o Blog de Quitério Correia: CLIQUE AQUI 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Retalhos deixados pelo tempo

Obrigado por nos ensinar que do tempo se desprende a alegria de festejar, que existe muitos motivos para agradecer a Deus e ser feliz...


Ao raiar de um dia esperado, a esperança fala mais alto quando chega o ocaso das horas. É a partida do tempo, a correria dos ponteiros do relógio. O tempo passa, os dias se vão, e o que podemos fazer é deixar que esses dias passem despercebidos, como o vento que leva as folhas que caíram da árvore ou podemos celebrar cada instante com a alegria de viver ao lado de quem amamos e de quem torna a nossa vida melhor... Celebrar a vida com música e dança, com sorrisos e palavras, com bebida e amizade...

Celebrar é festejar, festejar é deixar fluir as condições deixadas pela vida, se deixar levar pelas belezas da existência, consequência da felicidade, só celebra quem está feliz! Hoje escolhemos celebrar, com o coração cheio de significados, festejar a grandiosa alegria de desfrutar da presença de uma pessoa, de um filho, um irmão, um Tio, Sobrinho, Primo... Em fim, celebrar a existência de Abidias Martins.

Hoje celebramos a alegria de um rapaz, não só cheio de sonhos e de lutas, mas um rapaz amante da vida e que escolheu a liberdade como manual de vida. Esses sonhos e lutas, citados a cima, nos foram perceptíveis ao decorrer dos anos, e aos poucos o tempo foi encarregado de transformar esses sonhos em vida realizada. Ainda faltam outros tantos, e por isso, a luta continua e o nosso orgulho se aflora. É a alegria de viver, de transpirar a vida, de ser feliz.

O ocaso das horas chegou, o sol já adormeceu para acordar amanhã. O que nos resta é restaurar o que o tempo nos proporciona, os significados que nos fazem alegres com essa data, e a sinceridade no coração em dizer: muito obrigado meu irmão, por fazer parte da minha vida, por ser você o que ninguém será, e por nos ensinar que do tempo se desprende a alegria de festejar, que existe muitos motivos para agradecer a Deus e por ser na vida da nossa família um sinal do amor dEle. Um grande abraço do seu irmão Anobelino Martins em nome de toda a nossa Família! Parabéns!

Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uma juventude chamada Mandacaru

A Quadrilha Mandacaru além de inspiradora é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Quadrilha mandacaru 
Este ano venho acompanhando a quadrilha mandacaru, de São Luís do Quitunde, que vem se apresentando, assim como nos últimos 10 anos, em várias cidades dentro e fora do estado. E como é gratificante ver uma juventude tão animada, tão cheia de alegria e de entusiasmo, de fato é muito contagiante!

Queria destacar dois, de muitos momentos, que para mim, foram muito interessantes. Primeiro o evento promovido pela quadrilha no Restaurante Lá em casa no dia primeiro de junho. Um forró pé de serra e um bingo em prol da quitação dos gastos da quadrilha. Como foi significante ver todos aqueles jovens cantando músicas tradicionais do autêntico forró nordestino e ao mesmo tempo transmitindo alegria em fazer parte desse momento tão cultural, tão enraizado em nossos costumes, um momento tão “mandacaru”.

Foto: Anobelino Martins
Pois é, foi vendo aquela cena que pude perceber uma dimensão de significados que a quadrilha carrega consigo por onde passa, podemos ver nitidamente que não é só diversão, que não é só o simples extravasar, mas é sim, o conjunto de alegrias que pulsam no coração e que promovem significados, que vem se construindo durante dez anos. Além de inspirador é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Anobelino Martins
E por isso narro o segundo momento, que foi na pré-estreia da quadrilha, no dia 13 de junho, na quadra de esportes de São Luís do Quitunde. Ainda sem estar com o figurino completo a Quadrilha Mandacaru mostrou outro figurino, que já estava mais que completo. Foi o figurino da dança sincronizada, da alegria estampada na cara, do sentimento de realização visível aos olhos através dos sorrisos e do contato harmonioso, transmitido em forma de bolo no momento de cantar os parabéns pelos 10 anos no fim da apresentação.

Em fim, a Quadrilha mandacaru é a força de pessoas que pensam juntas, de sonhos sonhados com dedicação e coragem. Tiro o meu chapéu para esses jovens, tanto os jovens que dançam, como os que estão nos bastidores, na costura, na ornamentação, nas ideias, na música... No show, num verdadeiro show!

Autor: Anobelino Martins

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Luiz Gonzaga e a história de Samarica Parteira


O Blog do Anobelino apresenta mais um vídeo em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, que com a sua genialidade imortalizou a vida nordestina em suas canções.

Desta vez, o vídeo mostra o mestre Lua contando a história de Samarica Parteira. História de sua autoria inspirada na realidade nordestina.

Podemos perceber aí que Luiz Gonzaga não era só um brilhante cantor e compositor, mais também era um ótimo humorista. “Artista do nordeste” como sempre gostava de dizer, que com originalidade transmitia com simpatia, humor e musicalidade as origens do sertão!

Autor: Anobelino Martins

Fiquem agora com as risadas que este vídeo irá lhes proporcionar!

sábado, 8 de junho de 2013

Segredos de mim

No íntimo da minha solidão
No seio dos meus desejos mais belos
Encontro sombras que passam
com o girar do ponteiro do relógio
E o barulho do tic tac me incomoda os ouvidos

Estou sem palavras e preciso escrever um livro
Estou diante de um jardim que não tem nenhuma flor
Estou sem violão e com várias canções sem cifras
Estou à procura de quem faz meu coração bater mais forte
E não tenho mais coração para seguir o som de suas batidas

As minhas controvérsias gritam na minha mente
Minhas mentiras clamam pela verdade
Minha língua cala diante do medo
Que ronda o meu quarto como fantasma tenebroso

Só resta agora buscar o sono
E torcer que o sonho seja sem lágrimas
Que a noite passe e a aurora seja de esperança
De um dia novo dado de presente,
No instante em que a vida segue seu curso!

Autor: Anobelino Martins
Protegido por direitos autorais 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mestre Lua em um de seus shows

Musicalidade, palavras, sintonia, melodia, compasso...


O Blog do Anobelino vem apresentar uma série de vídeos, em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, o homem que cantou o Sertão, que anima até hoje as noites de São João com suas músicas, com o seu xaxado, com seu xote e com o seu Baião.

Este primeiro vídeo mostra o mestre Lua falando com o público, em um de seus shows, narrando sua história, que lhe inspirou uma de suas canções mais famosas, respeita Januario. Preste atenção na musicalidade, nas palavras do mestre Lua, na sintonia, na melodia, no compasso. Tudo bem produzido pelo imortal Luiz Gonzaga.

Autor: Anobelino Martins

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Em foco: Passo de Camaragibe, aspectos históricos e imagens

Foto: Anobelino Martins
O povoado se formou às margens do rio Camaragibe e em torno de uma Igreja, por isso, sua primeira denominação foi Matriz de Camaragibe. Um outro povoado, porém, começou a surgir no ponto em que o rio tinha menor profundidade. O movimento intenso por causa dos comerciantes que vinham da capitania de Pernambuco para utilizar os armazéns de embarque conhecidos como "passos"- fez com que a sede administrativa fosse transferida de Matriz para Passo de Camaragibe.

Após a invasão holandesa e morte de Calabar, Passo de Camaragibe tornou-se um ponto estratégico, ideal para as comunicações entre o Norte e o Sul. As forças de Dom Luiz Rojas e Borja e as de Arkchoff combateram no território e muitas atrocidades - como a matança de mulheres e crianças, além de saques e incêndios - foram cometidas contra os moradores.

Foto: Anobelino Martins
Não há data precisa sobre a instalação da freguesia criada sob a invocação de Bom Jesus e transferida para Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Através da Lei 197, de 1852, a freguesia foi elevada à vila; à cidade, em 1880, através da Lei 842.

O município possui grande potencial turístico por conta da diversidade de ecossistemas: rios, lagoas e manguezais; uma topografia dinâmica com planos, morros e penhascos, além de um mar exuberante, com arrecifes de corais. Suas principais praias são: Barra de Camaragibe (cercada de coqueirais), a de Marceneiro (tranquila e preferida pelos turistas) e a dos Morros (primitiva e escolhida para ser o polo turístico do Projeto Costa Dourada). Entre os eventos destacam-se a festa da Emancipação (14 de junho) e a da padroeira (de 29 de novembro a 8 de dezembro).

Gentílico: camaragibense

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de Passo de Camaragibe, pela lei provincial nº 417, de 09-06-1864.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Passo de Camaragibe, pela lei provincial nº 197, de 28-06- 1852, desmembrada de Porto de Pedras. Sede na povoação de Passos de Camaragibe. Instalada em, 04-09-1852.

Foto: Anobelino Martins
Elevado à condição de cidade com a denominação de Passo, lei provincial nº 842, de 14-06-1880.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município-se denomina Passo de Camaragibe e aparece constituído de 3 distritos: Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe e Urucu.

Pelo decreto nº 587, de14-09-1912, o município passou a denominar-se simplesmente Camaragibe.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Camaragibe é constituído de 3 distritos: Camaragibe, Matriz de Camaragibe e Urucu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 2361, de 31-03-1938, o município de Camaragibe volta a denominar-se Passo de Camaragibe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe e Urucu. Assim permanecendo em divisão territorial data de 1-VII-1955

Pela lei estadual nº 2093,de 24-04-1958, desmembra do município de Passo de Camaragibe o distrito de Matriz de Camaragibe. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distrito: Passo de Camaragibe e Urucu.

Pela lei estadual nº 2468, de 25-08-1962, desmembra do município de Passo de Camaragibe o distrito o distrito de Urucu. Elevado à categoria de município com a denominação de Joaquim Gomes.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais Passo de Camaragibe para simplesmente Passo alterado, pela lei provincial nº 842, de 14-06-1880.

Passo para Passo de Camaragibe alterado, em 1911.

Passo de Camaragibe para Camaragibe alterado, pelo decreto nº 587, de 14-09-1912.

Camaragibe para Passo de Camaragibe alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2361, de 31-03-1938.


Fonte: Biblioteca IBGE 

Fotos

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins

Foto: Anobelino Martins
Veja todas as fotos: Clique aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...