sexta-feira, 28 de junho de 2013

Retalhos deixados pelo tempo

Obrigado por nos ensinar que do tempo se desprende a alegria de festejar, que existe muitos motivos para agradecer a Deus e ser feliz...


Ao raiar de um dia esperado, a esperança fala mais alto quando chega o ocaso das horas. É a partida do tempo, a correria dos ponteiros do relógio. O tempo passa, os dias se vão, e o que podemos fazer é deixar que esses dias passem despercebidos, como o vento que leva as folhas que caíram da árvore ou podemos celebrar cada instante com a alegria de viver ao lado de quem amamos e de quem torna a nossa vida melhor... Celebrar a vida com música e dança, com sorrisos e palavras, com bebida e amizade...

Celebrar é festejar, festejar é deixar fluir as condições deixadas pela vida, se deixar levar pelas belezas da existência, consequência da felicidade, só celebra quem está feliz! Hoje escolhemos celebrar, com o coração cheio de significados, festejar a grandiosa alegria de desfrutar da presença de uma pessoa, de um filho, um irmão, um Tio, Sobrinho, Primo... Em fim, celebrar a existência de Abidias Martins.

Hoje celebramos a alegria de um rapaz, não só cheio de sonhos e de lutas, mas um rapaz amante da vida e que escolheu a liberdade como manual de vida. Esses sonhos e lutas, citados a cima, nos foram perceptíveis ao decorrer dos anos, e aos poucos o tempo foi encarregado de transformar esses sonhos em vida realizada. Ainda faltam outros tantos, e por isso, a luta continua e o nosso orgulho se aflora. É a alegria de viver, de transpirar a vida, de ser feliz.

O ocaso das horas chegou, o sol já adormeceu para acordar amanhã. O que nos resta é restaurar o que o tempo nos proporciona, os significados que nos fazem alegres com essa data, e a sinceridade no coração em dizer: muito obrigado meu irmão, por fazer parte da minha vida, por ser você o que ninguém será, e por nos ensinar que do tempo se desprende a alegria de festejar, que existe muitos motivos para agradecer a Deus e por ser na vida da nossa família um sinal do amor dEle. Um grande abraço do seu irmão Anobelino Martins em nome de toda a nossa Família! Parabéns!

Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uma juventude chamada Mandacaru

A Quadrilha Mandacaru além de inspiradora é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Quadrilha mandacaru 
Este ano venho acompanhando a quadrilha mandacaru, de São Luís do Quitunde, que vem se apresentando, assim como nos últimos 10 anos, em várias cidades dentro e fora do estado. E como é gratificante ver uma juventude tão animada, tão cheia de alegria e de entusiasmo, de fato é muito contagiante!

Queria destacar dois, de muitos momentos, que para mim, foram muito interessantes. Primeiro o evento promovido pela quadrilha no Restaurante Lá em casa no dia primeiro de junho. Um forró pé de serra e um bingo em prol da quitação dos gastos da quadrilha. Como foi significante ver todos aqueles jovens cantando músicas tradicionais do autêntico forró nordestino e ao mesmo tempo transmitindo alegria em fazer parte desse momento tão cultural, tão enraizado em nossos costumes, um momento tão “mandacaru”.

Foto: Anobelino Martins
Pois é, foi vendo aquela cena que pude perceber uma dimensão de significados que a quadrilha carrega consigo por onde passa, podemos ver nitidamente que não é só diversão, que não é só o simples extravasar, mas é sim, o conjunto de alegrias que pulsam no coração e que promovem significados, que vem se construindo durante dez anos. Além de inspirador é história, é cor, é simpatia, é São João!

Foto: Anobelino Martins
E por isso narro o segundo momento, que foi na pré-estreia da quadrilha, no dia 13 de junho, na quadra de esportes de São Luís do Quitunde. Ainda sem estar com o figurino completo a Quadrilha Mandacaru mostrou outro figurino, que já estava mais que completo. Foi o figurino da dança sincronizada, da alegria estampada na cara, do sentimento de realização visível aos olhos através dos sorrisos e do contato harmonioso, transmitido em forma de bolo no momento de cantar os parabéns pelos 10 anos no fim da apresentação.

Em fim, a Quadrilha mandacaru é a força de pessoas que pensam juntas, de sonhos sonhados com dedicação e coragem. Tiro o meu chapéu para esses jovens, tanto os jovens que dançam, como os que estão nos bastidores, na costura, na ornamentação, nas ideias, na música... No show, num verdadeiro show!

Autor: Anobelino Martins

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Luiz Gonzaga e a história de Samarica Parteira


O Blog do Anobelino apresenta mais um vídeo em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, que com a sua genialidade imortalizou a vida nordestina em suas canções.

Desta vez, o vídeo mostra o mestre Lua contando a história de Samarica Parteira. História de sua autoria inspirada na realidade nordestina.

Podemos perceber aí que Luiz Gonzaga não era só um brilhante cantor e compositor, mais também era um ótimo humorista. “Artista do nordeste” como sempre gostava de dizer, que com originalidade transmitia com simpatia, humor e musicalidade as origens do sertão!

Autor: Anobelino Martins

Fiquem agora com as risadas que este vídeo irá lhes proporcionar!

sábado, 8 de junho de 2013

Segredos de mim

No íntimo da minha solidão
No seio dos meus desejos mais belos
Encontro sombras que passam
com o girar do ponteiro do relógio
E o barulho do tic tac me incomoda os ouvidos

Estou sem palavras e preciso escrever um livro
Estou diante de um jardim que não tem nenhuma flor
Estou sem violão e com várias canções sem cifras
Estou à procura de quem faz meu coração bater mais forte
E não tenho mais coração para seguir o som de suas batidas

As minhas controvérsias gritam na minha mente
Minhas mentiras clamam pela verdade
Minha língua cala diante do medo
Que ronda o meu quarto como fantasma tenebroso

Só resta agora buscar o sono
E torcer que o sonho seja sem lágrimas
Que a noite passe e a aurora seja de esperança
De um dia novo dado de presente,
No instante em que a vida segue seu curso!

Autor: Anobelino Martins
Protegido por direitos autorais 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mestre Lua em um de seus shows

Musicalidade, palavras, sintonia, melodia, compasso...


O Blog do Anobelino vem apresentar uma série de vídeos, em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, o homem que cantou o Sertão, que anima até hoje as noites de São João com suas músicas, com o seu xaxado, com seu xote e com o seu Baião.

Este primeiro vídeo mostra o mestre Lua falando com o público, em um de seus shows, narrando sua história, que lhe inspirou uma de suas canções mais famosas, respeita Januario. Preste atenção na musicalidade, nas palavras do mestre Lua, na sintonia, na melodia, no compasso. Tudo bem produzido pelo imortal Luiz Gonzaga.

Autor: Anobelino Martins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...