terça-feira, 4 de outubro de 2011

O louco de Assis


Hoje é dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Esse Santo venerado na Igreja católica é o ícone fiel da imagem de Cristo, um homem que soube viver o Evangelho de Jesus nas praticas da oração e da ação, um homem apaixonado pela vida, que tinha o dom de falar com a natureza.

A vida de São Francisco de Assis é carregada de ensinamentos e significados. Vou lhes contar resumidamente a história desse grande exemplo de Santidade e amor.

Francisco nasceu em 1182, era um jovem muito rico que morava na cidade de Assis, seu pai era dono de uma fabrica de tecidos, na época muito importante para o comercio italiano. Sua juventude era leviana, carregada de erros, porém certo dia ele desceu ao porão de sua grande casa e viu as enumeras pessoas que trabalhavam de forma desumana e escrava, ai ele viu o quando era preciso que muitas pessoas trabalhassem dia e noite e até morressem para lhe proporcionar conforto e bem estar. Não pensou duas vezes, subiu para a sua casa pegou todos os bens do seu pai e deu tudo para aquelas miseráveis pessoas. Seu pai indignado o expulsou de casa, foi quando ele em praça - publica tirou todas as suas luxuosas vestes e ficou nu na frente de todo mundo, mostrando que não precisava de toda a riqueza de seu pai. Ai todos na cidade de Assis o chamava de louco e todos no mundo inteiro passou a conhecê-lo como “o Louco de Assis.” Porém ele era louco só para os que de fato não o conhecia. Na verdade ele seria um dos maiores Santos da história!

Já com 25 anos, e totalmente despojamento dos bens de seu pai, Francisco iniciou ama vida consagrada e religiosa. Vários jovens, homens e mulheres aderiram o estilo de vida de São Francisco, até as mais belas e ricas jovens da cidade de Assis deixaram tudo e formam seguir os ensinamentos do “louco de Assis”. Foi ai que ele Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se tornou numa das maiores ordens religiosas de todo o cristianismo. Com santa Clara, fundou também o convento feminino da mesma ordem. E, para os leigos que desejavam também ser fieis a Jesus, ele estabeleceu a graça da participação na espiritualidade franciscana, através da Ordem Terceira.

No fim da sua vida, Deus mandou para o seu corpo os estigmas, as chagas da Crucificação de Cristo. Sendo, assim, o primeiro Santo a receber “OS SINAIS DO SENHOR”

Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...