sábado, 17 de setembro de 2011

Quem era aquele jovem?

6 de setembro de 2011, feriado alagoano, saio da minha cidade (São Luís do Quitunde) para passar o final de semana em Maceió.

Estava num ônibus coletivo. Tudo estava normal, aparentemente me parecia mais uma viagem de ônibus, até que me deparei com uma cena que me intrigou. Do lado direito do motorista havia um jovem com transtornos mentais, ele tinha bermuda e camisa largas, havaianas desgastadas e o semblante pesado pela mente aterrorizada. Era mais um pobre ser humano à margem de uma sociedade injusta e sem compaixão.

Cada vez que o ônibus parava em um ponto, desciam inúmeras pessoas que tinham aproveitado o dia de feriado, provavelmente numa praia. Essas pessoas zombavam do pobre rapaz, e ele, sem ao menos saber o que estava acontecendo provocava os risos para as pessoas que lhe davam atenção. Parecia que ele estava feliz, sentia-se uma celeridade que encantava a todos com o seu número artístico.

Olhando aquela cena eu me interrogava: quem é mais doente, o jovem com seus problemas psicológicos, ou todas aquelas pessoas que zombavam da condição do pobre moço?

Acredito que são as pessoas, pois aquele rapaz não sabia o que estava fazendo, suas ações eram inconscientes. Já as pessoas sabiam muito bem o que estavam fazendo. Estavam achando a maior graça de uma pessoa que tinha problemas psicológicos e físicos.

Por isso volto a interrogar: Quem é mais doente?

Após uns 20 minutos de “espetáculo”, repentinamente, o jovem salta do ônibus e corre por entre o trânsito de Maceió, quase foi atropelado por dois carros que viam em alta velocidade. Continuou correndo pela pista até ser perdido de vista.

Quem era aquele jovem?

Qual era o seu nome?

Ninguém sabia!

Ninguém se importava com seu estado psicológico ou emocional! Queriam apenas se divertir à custa de suas deficiências. Atitude desumana!

Todos eram doentes!

E ele...

Ele era livre... Livre da desumanidade, mais vítima da falta de compaixão dos que caçoavam de suas mazelas.

Parecia-me ouvir a voz do seu coração que dizia através do seu olhar cansado: Não me importa que zombem de mim, ao menos estão me dando atenção!
  
Autor: Anobelino Martins
Twitter: @Anobelino

3 comentários:

  1. Que bela reflexão Anobelino, parabéns!
    Infelizmente o mundo é injusto, assim também como a maioria das pessoas, que pensam apenas em satisfazer suas vontades sem nenhuma preocupação com os sentimentos do outro.

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão Anobelino, parabéns!
    Infelizmente o mundo é injusto, assim também como a maioria das pessoas, que pensam apenas em si, a fim de satisfazer suas vontades sem se preocupar com os sentimentos do outro.

    ResponderExcluir
  3. o mundo precisa de mais pessoas como vc ,que ver o interior das pessoas,que mesmo sem poder fazer muita coisa,faz o mais importante pede a Deus por essas pessoas desamparadas.É o nosso mundo,onde a cada dia as pessoas se distanciam mais e mais,onde quem fala mais alto é o status,é o dinheiro...fazer o que né,é a vida

    ResponderExcluir

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...