quarta-feira, 21 de março de 2012

A LUZ POÉTICA - Dia mundial da poesia



Madrugada do dia 21 de março de 2012, as ruas da cidade de São Luís do Quitunde estão vazias e só se ouve os passos de dois forasteiros que caminham em direção a rua do mercado da farinha, próximo ao colégio Anchieta. Batem na porta de uma casa suavemente e aguardam a chegada do dono, que tudo indica que estava no segundo sono.

Depois de uns 10 minutos de espera, saí Anobelino Martins, ainda de pijama, com o rosto amassado pelo travesseiro e com os olhos inchados:

- Oi, vocês chegaram logo agora! Já to indo!

Um dos personagens de preto olhavam desconfiados para os dois lados da rua e esperavam o seu compassa se vestir... Pouco menos de 15 minutos Anobelino saí de casa, também todo de preto e com um pacote nas mãos, e acompanha as duas pessoas...

Passaram em frente à Igreja Matriz, subiram a rua do cemitério, tudo isso cautelosamente, sem ser vistos por ninguém, quando chegaram na pindoba tiveram que passar com muito cuidado pela ponte, que ainda está quebrada, chegam na pista entraram no carro que estava a espera deles e seguiram viagem.

- Está com tudo ai? Perguntou Robson Muller, que era um dos que estavam vestidos de preto.

- Sim, sim... Só estão faltando os poemas! Respondeu Anobelino.

Então Bárbara Isis, que era a outra misteriosa pessoa de preto, falou:

- Estamos quase chegando, ai, não vai faltar mais.

Depois de 20 minutos eles chegaram ao seu destino: Uma caverna bem escura onde tinha três pedras. Então Anobelino abriu o pacote, retirou papeis e canetas e os três começaram a escrever auxiliados com lanternas para iluminar o ambiente que estava muito escuro.
Depois de mais ou menos meia hora Bárbara Isis falou: Pronto?

Anobelino e Robson confirmaram com a cabeça que sim, então os três solenemente colocaram os poemas nas três pedras, um em cada pedra, e imediatamente a caverna foi tomada por uma grande luz que iluminou toda a caverna, poucos minutos depois o sol nasceu e a luz dos poemas se misturaram com a luz do sol e iluminaram todo o mundo.  

I PEDRA: Bárbara Isis


Nada mais simples,
É qualquer coisa,
É olho no olho,
É beijo na boca.

É ter coragem para viver,
É atirar pedra a espada,
É tocar violão na praia,
É fazer festa sem nada.

É não ter foco na feiura,
É ver beleza em tudo,
É não fazer da lucidez uma angústia,
É rir bem alto com cinema mudo.

É ter momentos aprazíveis,
É ter sucesso no Oscar,
É fazer bom uso do livre arbítrio,
É não deixar obnubilado um dia de luz.

É apreciar o calor do Nordeste,
É ser criativo como cabra da peste,
É ter dinamismo com muita emoção,
É rir do besta com óculos escuros no avião.

É ser consuetudinário com sua crença,
É esconder o lixo na dispensa,
É ver um cabelo negro com uma flor,
E saber que está crescendo a verde árvore do amor.

É ter escrito uma música,
É testar no papel sua paciência,
É criar sem ter dúvida,
É dar valor a inocência.

É poesia,
Em metalinguagem,
É ser holístico,
É sentir tudo isso.

II PEDRA: Robson Muller

Amor que canto
Amor que vivo
Amor que leva meu bem

Amor que sinto
Amor que inspiro
Amor que vai e vem

Amor que guardo
Amor que espero
Amor que faz estremecer

Amor que sonho
Amor que busco
Amor que tantos almejam ter

Se o tempo traz a glória
Em versos simples vou
Escrevendo a nossa história

Se o tempo instiga o dom
Em traços livres vou
Pintando o nosso tom.

III PEDRA: Anobelino Martins

A poesia me acordou
Me fez desenhar aquarelas nas paredes
Me fez cantar no chuveiro e na rede

Animou o que em mim era desanimo
Derrotou o que em mim era incômodo
E me fez olhar quem eu amo

A poesia me chamou pelo nome
Perguntou se eu sabia o que era o amor
E adicionou meus versos junto à dor

A poesia gritou, clamou, elevou a voz
Ensinou-me a cantar para nos
Duas almas em um mundo algoz

Mundo cruel, destruidor de coração
Pessoas inventoras de ilusão
Poesia vem me dá uma razão!

Uma razão para sair dessa dor
Um motivo para me dar mais ardor
Só um motivo e pode ser o amor!

Um comentário:

  1. Nossa q profund, serio vc ee um bm pnsadr.. e escritor.. mas preferir o poema de ANOBELINO MARTINS!

    ResponderExcluir

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...