sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é a morte para você?


Hoje à tarde me perguntaram: O que é a morte para você? Então eu respondi: para mim existem duas formas de responder essa pergunta, a primeira é olhando a morte de uma pessoa que amo. Olhando por esse lado eu respondo que a morte é a mais cruel de todas as distâncias, é o apartamento definitivo...

A morte de um ente querido é a separação mais cruel, pois não tem hora para despedidas, não tem mais volta, e a presença nunca mais será possível, acabou todo tipo de contato. Muitas pessoas falam: “Eu não gosto de despedias!” Mais quanto perdem alguém que amam para a morte, sempre lamentam: “nem ao menos deu para me despedir” Meio contraditório, mais é o que a morte nos faz.

A morte tem essa capacidade de nos sensibilizar, de nos emocionar, e de nos fazer refletir também sobre a nossa morte. Quando vamos a um velório sempre pensamos na nossa própria morte. É algo tão inevitável que já sabemos que seremos os próximos. Conheci um senhor que dizia: “Vou para todos os velórios, para que não venha a faltar ninguém no meu!”

Essa é a segunda forma de responder a perguntada que me fizeram hoje à tarde: Olhando a minha própria morte. Nesse outro ponto de vista descubro que a morte é uma transcendência, é o encontro com algo que não conheço, algo que não faz parte do meu mundo, e é me desprendendo do meu mundo que irei encontrar o que não conheço. Isso é a morte!

O que mais lamentamos é que a morte não quer saber a nossa opinião, por que se dependesse de nós, nunca iríamos morrer. Como sempre diz o meu pai: “Para morrer basta apenas está vivo!”

Autor: Anobelino Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após escrever seu comentário, vá na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME. Caso você tenha um blog, vá em CONTAS DO GOOGLE. Agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...